Gestão de crises

Vamos discutir algumas dicas importantes para você gerenciar melhor o seu negócio em tempos de crise. Precisamos entender que para acontecer este cenário precisamos de:

  1. Alinhar expectativas
  2. O que adiar e o aonde investir
  3. Aproximar do seu cliente

1. Alinhar expectativas

Cuidado para não tomar decisões precipitadas pensando no pior cenário possível, uma vez que, a situação está incerta e o panorama atual pode não ser o mesmo da próxima semana.

Por isso, implemente um comitê de crise com checkpoint diário para revisar ações que foram implementadas e seus impactos, discutir a mudança de cenários e criar novas ações para serem tomadas.

Alinhe com todos da sua empresa sobre os possíveis impactos desse cenário nos negócios: diminuição do faturamento, aumento da inadimplência, equipe remota, demandas extras de clientes… tudo isso poderá acontecer e, mais do que isso, é esperado que aconteça. 

Dizer o que é esperado, mas que vocês agirão em conjunto para manter a ordem, é importante para não provocar pânico nas pessoas. 

A comunicação limpa, fluida e sincera é a chave. Fingir que está tudo bem não vai colar. Ocultar informações da sua equipe também não. 

Esteja próximo da sua equipe como nunca, porque são eles que vão segurar essa barra junto com você. 

Você não tem que sofrer sozinho. 

2. O que adiar e no que investir 

Aquela contratação de um funcionário que você estava planejamento pode esperar porque vai aumentar seus custos fixos sem garantia de novas receitas. Aqueles projetos de reforma da sala, de infraestrutura e de troca de equipamentos também. 

Tudo o que não for essencial nesse período, adie e se prepare para eventuais cortes, principalmente aqueles que seu negócio já planejava fazer. Porém, tem projetos que não podem ser adiados e outros que não eram prioridade, passam a ser. 

Acreditamos que tudo aquilo que for necessário para melhorar a comunicação e o relacionamento com o seu cliente e sua equipe são essenciais neste momento.

3. Aproximar do seu Cliente

Distante fisicamente, próximo emocionalmente.

Esse é o momento de você, empresário, se fazer presente na vida do seu cliente. 

As redes sociais, neste cenário, serão muito importantes. Compartilhe novidades, promoções, ações que estão fazendo para conter a dissipação do vírus. Utilize o Instagram/Facebook, por exemplo, para divulgar o seu propósito e como você pode agregar valor para o seu cliente. É importante, agora, que ele veja um diferencial no seu negócio.

Monte um plano de comunicação, é importante que a sua empresa se posicione de forma organizada e estratégica, definindo quem na sua equipe irá responder cada tipo de pergunta, bem como determinar respostas padrões para perguntas comuns mantendo um alinhamento e coerência.

Não deixe seus clientes esquecerem de você. 


A Zoing Contabilidade acredita que a gestão de crise é uma estratégia que deve estar na mente do gestor durante o ano inteiro. Quando houver uma situação fora do habitual, a sua empresa já estará preparada para superar os obstáculos. Este texto originalmente foi divulgado em outros sites e sofreu alterações ao ser publicado neste blog.