fbpx

CONTABILIDADE EXECUTIVA E TRADICIONAL: CONCEITOS, DIFERENÇAS E VANTAGENS

contabilidade executiva

A contabilidade é uma ciência que tem por conceito fazer uso de técnicas, normas e procedimentos para controlar o patrimônio e auxiliar na gestão financeira de modo eficaz. Sendo assim, tem um papel de suma importância para as empresas, independente de seu porte ou faturamento. 

Por meio de registros sistemáticos, é possível reunir dados e informações para gerar demonstrativos para avaliar o desempenho da empresa em um determinado período. Desse modo, também podemos dizer que a contabilidade pode ser considerada uma importante ferramenta de gestão, sendo possível fazer projeções, estabelecer metas e objetivos e auxiliar diretamente na administração da empresa. 

Em suma, podemos destacar que a contabilidade, além de auxiliar na administração financeira, é fundamental para que as empresas desempenhem suas funções com segurança e em conformidade com as obrigações fiscais. 

CONTABILIDADE TRADICIONAL: CONCEITO E VANTAGENS

A contabilidade tradicional irá tratar do registro das movimentações financeiros das empresas com a finalidade de estudar e controlar o patrimônio. Por meio das demonstrações contábeis, estas informações são registradas e analisadas. 

Estão no âmbito da contabilidade tradicional:

– Emissão de balancetes mensais

– Elaboração das Demonstrações Contábeis e Balanço Anual

– Escrituração Contábil Digital – ECD

– Organização do arquivo documental contábil

– Elaboração de índices contábeis e financeiros

Em suma, o conceito de contabilidade tradicional está fundamentado na gestão financeira e gerencial de uma empresa. Assim, ela objetiva obter e fornecer informações precisas e confiáveis sobre a situação financeira do negócio. Com isso, os gestores podem tomar decisões embasadas em dados. Além disso, a contabilidade tradicional também ajuda a controlar os custos e despesas, avaliar o desempenho financeiro e garantir o cumprimento das obrigações legais. 

CONTABILIDADE EXECUTIVA: CONCEITO E PRINCIPAIS BENEFÍCIOS 

Além de todas as obrigações inerentes da contabilidade tradicional, a Contabilidade Executiva está relacionada com o conceito de customização ou personalização. Isso quer dizer que, os serviços contábeis prestados são especificamente elaborados para atender as necessidades de gestão da empresa. 

Sendo assim, uma das principais vantagens da contabilidade executiva está em sua capacidade de gerar indicadores que fornecem informações precisas e confiáveis sobre a situação financeira específica de uma empresa, se firmando como uma ferramenta essencial para gestão financeira e gerencial. 

Com isso, se tem um controle maior dos custos e despesas da empresa. Afinal, com o registro e análise de todas as transações financeiras, é possível identificar os principais gargalos e encontrar maneiras para reduzi-los. Isso irá ajudar a melhorar a eficiência operacional e aumentar a lucratividade da organização. 

No conceito de Contabilidade Executiva, o foco está direcionado de modo exclusivo e totalmente personalizado para a empresa em questão. Essa personalização permite que se tenha uma visão clara do desempenho financeiro de modo específico. 

Além disso, por meio da análise das demonstrações contábeis, como balanço patrimonial e a demonstração de resultados – por exemplo – é possível avaliar a situação financeira da empresa e identificar seus pontos fortes e fracos. Esse contexto é de grande valor para que a identificação de oportunidades de crescimento e desenvolvimento de estratégias para superar os desafios. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A contabilidade é uma ciência social que busca aprimorar o gerenciamento das empresas ao coletar e estudar dados que são registrados e controlados. Assim, podemos concluir que a contabilidade auxilia no controle de custos e despesas, na avaliação do desempenho e no cumprimento das obrigações legais. 

Mais que isso, os registros e demonstrações contábeis fornecem informações relevantes, precisas e confiáveis sobre os resultados produzidos pela empresa. Que por sua vez, geram indicadores que orientam no estudo das situações específicas de cada negócio. Há mais de 200 indicadores disponíveis na contabilidade executiva para se analisar, gerar relatórios e desenvolver estratégias.

Desse modo, os gestores conseguem tomar decisões fundamentadas em dados, sendo mais assertivos. Afinal, eles terão uma visão mais detalhada dos números e do contexto dos resultados obtidos.  

A Contabilidade Executiva tem se mostrado um conceito extremamente útil para auxiliar empresas e negócios em seus posicionamentos estratégicos. Se você quer saber mais sobre esse tema, confira nosso canal no Youtube e entre em contato com nossa equipe para conhecer nossos serviços.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
× Como podemos te ajudar? Available from 08:00 to 22:00