fbpx

CONTABILIDADE EXECUTIVA PARA MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: COMPREENDA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS. 

topoBlog-ABR01

Micros, pequenas e médias empresas podem se beneficiar muito em implantar a contabilidade executiva em seus negócios. Afinal, este conceito baseado nos moldes de gestão americano, se configura como um diferencial estratégico na busca de melhores soluções e valorização da empresa como um todo.

Segundo dados do Sebrae de 2022, os pequenos negócios no Brasil são responsáveis por 30% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional e por 72% dos empregos em todo o país. Ainda segundo estes dados, cerca de:

  • 11,5 milhões se enquadram no MEI (Microempreendedor Individual)
  • 6 milhões são ME (Microempresa)
  • 1 milhão são EPP (Empresas de Pequeno Porte)

Dados do Ministério da Economia de 2019 mostram que havia cerca de 10,2 mil médias empresas no Brasil, responsáveis por empregar cerca de 7,9 milhões de pessoas e gerar um lucro de aproximadamente de R$ 3,3 trilhões. 

Ainda que estes dados tenham se alterado desde as últimas pesquisas, é notório perceber que tais empresas; estando elas nos setores de serviços, comércio ou indústria; são fundamentais ao desenvolvimento do nosso país. 

Apesar disso, há muitos desafios que impedem o crescimento e o desenvolvido dos negócios. A falta de planejamento, pouca capacitação em gestão, além do excesso de burocracias e alta carga tributária se destacam entre os desafios que os gestores precisam superar ao longo de sua jornada. 

PRINCIPAIS DESAFIOS DAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO BRASIL

Ainda que as MPMEs (Micros, Pequenas e Médias Empresas) sejam responsáveis por boa parte dos números da economia no Brasil, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que cerca de 60% dessas empresas fecham em até 5 anos após abertas.

São inúmeros os desafios enfrentados pelos empreendedores e gestores, independente do setor em que essas empresas estão inseridas. Entre eles podemos citar o acesso limitado a recursos financeiros, o que pode dificultar a capacidade de crescimento e expansão. 

Além disso, em nosso país existe um ambiente regulatório bastante complexo e burocrático, o que tende a onerar alguns processos e prejudicar as operações. Muitas vezes, essas barreiras regulatórias podem desencorajar o empreendedor e limitar o potencial de crescimento das empresas. 

Nesse cenário conturbado, os princípios e conceitos da contabilidade executiva se configuraram como um norte na orientação e definição de estratégias que irão contribuir com a gestão empresarial, embasando a tomada de decisões e, consequentemente, auxiliando a empresa a performar melhor. 

BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PARA MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

A principal diferença entre a contabilidade tradicional e a executiva está no fato de que, os indicadores disponíveis são traduzidos em dados e informações que auxiliam na tomada de decisões estratégicas, contribuindo para a implementação de boas práticas na gestão das empresas.

Vamos elencar alguns pontos importantes na implementação de boas práticas de gestão:

1] DEFINA AS METAS E OBJETIVOS. Para saber o caminho a seguir é importante saber aonde quer chegar. Tendo essa afirmação em mente, é fundamental estabelecer metas e objetivos claros e identificando também o tempo para os alcançar. Assim, as metas devem ser de curto, médio e longo prazo. 

2] OPTE POR UM SISTEMA DE GESTÃO. Os sistemas de gestão vão contribuir diretamente com a otimização de tempo, e como diz o ditado popular: “Tempo é dinheiro.” Assim, podemos concluir que a otimização de tempo nas rotinas empresariais economiza recursos. Além disso, tais sistemas também contribuem para a criação de um histórico e banco de dados empresarial, informações que ajudam na análise de crescimento dos negócios ao longo do tempo.

3] USE A ANÁLISE SWOT. Essa ferramenta de gestão – simples e muito útil – auxilia na identificação e análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Estas informações são importantes na definição do cenário competitivo em que a empresa está inserida.

Diagrama Matriz Swot - Blog Zoing Contabilidade
Exemplo de Diagrama da Matriz Swot

4] CONTABILIDADE E FLUXO DE CAIXA EM DIA. É fundamental para manter a saúde financeira e contábil, planejar gastos e investimentos, ter acesso a linhas de créditos melhores e gerar informações precisas que vão auxiliar na tomada de decisões. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A contabilidade executiva tem como objetivo proporcionar ao empresário/empreendedor um modelo de gestão orientado em indicadores relevantes ao seu negócio. Desse modo, se caracteriza por ser uma contabilidade customizada que irá atender as necessidades específicas de cada negócio em seu setor de atuação.

Sendo assim, por meio de um estudo detalhado sobre a empresa, os indicadores são selecionados e usados como base para desenvolver o plano de ação. O objetivo é fornecer informações e dados que irão orientar na tomada de decisão dos gestores, contribuindo com o crescimento ordenado e desenvolvimento geral dos negócios. 

Além disso, ao seguir um planejamento estratégico, a empresa tem maiores possibilidades de otimizar seus processos, agregar mais valor aos serviços e produtos e performar cada vez melhor.

A Contabilidade Executiva tem se mostrado um conceito extremamente útil para auxiliar empresas e negócios em seus posicionamentos estratégicos. Se você quer saber mais sobre esse tema, confira nosso canal no Youtube e entre em contato com nossa equipe para conhecer nossos serviços.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
× Como podemos te ajudar? Available from 08:00 to 18:00