Indicadores financeiros: como o markup e o ponto de equilíbrio contribuem para sua empresa

A contabilidade e as estratégias que devem ser tomadas para o crescimento da sua empresa caminham lado a lado. Para isso, é essencial conhecer indicadores financeiros que estão atrelados à saúde financeira do seu negócio. Neste artigo, você irá conhecer dois deles: o markup e o ponto de equilíbrio.

Para começar, o markup representa um multiplicador do custo do produto comparado ao preço de venda. Utilizando um exemplo: 

O markup de 4 representa que a cada R$ 1 de custo, seu preço de venda é multiplicado por 4. A diferença entre 4 – 1 = 3 é a margem de contribuição, o valor que retornará para a empresa.

Então:
Markup = 4
Custo = 1
Margem de contribuição = 3

Seguindo esse pensamento, quanto maior o markup, melhor será o resultado da sua empresa. Isso quer dizer que é importante vender bons produtos, que possuem a melhor margem de contribuição.

Já o ponto de equilíbrio é o corte de faturamento, isto é, o montante que a sua empresa precisa ter para zerar resultados. A lógica é sair da linha do prejuízo, atingir o ponto de equilíbrio e ultrapassá-lo para chegar à lucratividade.

Conheça outros indicadores financeiros: já ouviu falar de ciclo financeiro e necessidade de capital de giro? Esses indicadores financeiros são essenciais na contabilidade!

No vídeo, Marcos Sosa, sócio da Zoing Contabilidade, explica como chegar à saúde financeira da sua empresa por meio dos dois indicadores financeiros apresentados neste artigo.

A Zoing Contabilidade ressalta a importância da contabilidade executiva na tomada de decisão com base em indicadores e dados. Estes, proporcionam a melhor estratégia comercial, como que produtos você deve vender e o quanto deve vender para manter a saúde financeira do seu negócio.

Confira mais conteúdos como este através do site e redes sociais, como Facebook e Instagram da Zoing.