Como a contabilidade executiva pode contribuir no seu negócio

Já ouviu falar da contabilidade executiva? Esse é um processo onde o contador atua de forma mais próxima do empresário. Neste caso, a contabilidade é utilizada para diagnósticos mais profundos e trabalha com informações que ajudam o empresário na tomada de decisão para levar a empresa à prosperidade.

Muito além da contabilidade comum, onde se recebe balancetes, darfs e hollerith, e o empresário procura o contador para conversar sobre honorários em aumento, férias de funcionários ou para resolver problemas frente à órgãos do governo.

O verdadeiro valor contábil começa depois que o balancete fica pronto e, através dele, se tem a capacidade de analisar as informações e identificar como está a saúde da empresa, entendendo melhor sua performance, os pontos de melhoria e utilizando esses insumos para as tomadas de decisão na gestão de uma empresa.

Os benefícios da contabilidade executiva

Com essa mudança na relação entre contador e empresário, pode-se ressaltar algumas vantagens muito importantes para o desenvolvimento de uma empresa como:

1 – Redução de custos

O contador tem a capacidade de auxiliar o empresário nos processos internos além da área contábil, mas de pessoas e processos. É possível identificar os gargalos nos processos da empresa e montar um plano de ação para solucioná-los utilizando a contabilidade executiva.

2 – Entregas com Valor

Neste caso, o diálogo do contador com o empresário possui uma linguagem objetiva, prática e clara, mostrando quais são os principais indicadores que devem ser monitorados e quais ações podem ser feitas para melhorar a performance da empresa.

Percebeu como a relação do contador com o seu negócio pode ser muito mais importante do que você imaginava? Afinal, a orientação do seu contador pode ser voltada para a gestão da sua empresa como um todo!

Como otimizar esse processo?

Além de todos os benefícios que a contabilidade executiva pode trazer, é essencial que todos os processos funcionem com excelência. Para isso, o empresário também pode adquirir bons hábitos quando o assunto é contabilidade. Confira algumas dicas que podem te auxiliar:

Entrega da documentação em dia

Todas as informações que você envia para o seu contador são compiladas para gerar balancetes, que serão a fonte de análise para verificar como está a saúde da sua empresa. 

Sem todas as documentações entregues no prazo, você até pode continuar recebendo suas entregas do dia a dia, mas provavelmente isso afetará na análise de dados para tomadas de decisões assertivas. 

Com isso, todo o cronograma se atrasa e algumas informações podem não ser entregues a você em tempo hábil. Portanto, entregue as documentações em dia para um trabalho ainda mais rápido, completo e de qualidade.

Assertividade das informações

É muito importante que todas as informações sejam assertivas! Se os números apresentados não correspondem à realidade da sua empresa, como saber o quão saudável ela se encontra? Sem um diagnóstico correto, o tratamento também não será adequado.

Dê total atenção aos conselhos como: “não misture as contas pessoais com as da empresa”; e, “não misture informações de empresas diferentes”. No começo, pode até parecer que tudo está tudo bem, mas misturando contas diferentes você está deixando de contribuir para a melhoria dos processos da sua empresa.

Organização na entrega

Se você entrega as informações sem identificação, misturadas ou até mesmo ilegíveis, é ainda mais difícil filtrar e organizar dados para entregas de qualidade. 

Hoje, a maior parte das documentações é feita de forma digital, justamente para otimizar processos e reduzir custos. Por isso, lembre-se da qualidade desses materiais, se for escanear, por exemplo, entregue a documentação de forma legível.

Seguindo esses bons hábitos, o seu contador terá ainda mais tempo para analisar o que realmente importa: como está a saúde da sua empresa.

Assim é possível discutir em conjunto como atuar para melhorar a performance e resultados do seu negócio. O seu contador pode ser o maior aliado, o que acha de dar o primeiro passo?
Conheça mais conteúdos sobre contabilidade executiva no site e nas redes sociais da Zoing Contabilidade.