Desoneração da folha de pagamento é prorrogada até 2021

Incentivo auxilia as finanças das empresas e mantém o emprego de cerca de 6 milhões de trabalhadores.

Os empresários podem começar 2021 mais tranquilos. A desoneração da folha de pagamento foi prorrogada para 17 setores, até dezembro do ano que vem. A medida afeta diretamente milhares de empregadores, preocupados com o aumento da carga tributária, e, por consequência, milhões de empregados.

A decisão passou por um caminho conturbado, o governo havia vetado o artigo que continha a proposta e o senado derrubou o veto, no início de novembro. O debate se acirrou com a pandemia do novo coronavírus, que impactou todas as áreas do mercado e ressaltou a necessidade de prorrogar a desoneração da folha de pagamento.

Na prática, o incentivo tributário permite a contribuição com um percentual entre 1% e 4,5% sobre o faturamento bruto. Algo muito abaixo do habitual 20% sobre a remuneração dos funcionários para a Previdência Social.

A desoneração possibilita a diminuição no custo de contratação de mão de obra e beneficia diversos ramos do mercado, como empresas de construção civil; comunicação; informática; desenvolvimento de sistemas; processamento de dados e games; call centers; entre outras.

Caso o incentivo não fosse prorrogado, os empresários teriam um grande impacto em seus negócios. Sem suportar os custos, possivelmente cerca de 1 milhão de trabalhadores poderiam perder seus empregos, já que as áreas afetadas oferecem cerca de 6 milhões de empregos atualmente no Brasil, segundo a Folha de S. Paulo.

Opinião da Zoing

A Zoing Contabilidade vê a prorrogação da desoneração da folha de pagamento até o final de 2021 como uma boa medida para preservar a estabilidade orçamentária e tributária de inúmeras empresas. 

A atenção dos empresários podem ser direcionadas à outras medidas que não sejam o aumento da carga tributária. Uma boa notícia após um ano conturbado como foi 2020, por decorrência da pandemia do novo coronavírus. 

Confira mais artigos com as opiniões da Zoing Contabilidade no nosso site.