Qual é o novo conceito da contabilidade executiva?

A tendência da contabilidade engloba dois cargos importantes o CAO e o CFO

A contabilidade executiva vem ganhando cada vez mais espaço em grandes e pequenas empresas. As renovações do mercado exigem o acompanhamento dos profissionais do ramo, por isso, o CAO e o CFO vem recebendo mais atenção.

Neste artigo, vamos falar sobre o novo conceito de contabilidade executiva e sobre os profissionais que devem estar atentos a esse processo.

A contabilidade executiva

A Contabilidade Executiva possui foco em resultados. Durante esse processo, também auxilia em decisões estratégicas para o crescimento saudável de uma empresa, sem estar preso somente a um plano de contabilidade.

Para conhecer ainda mais sobre o conceito, sugerimos que assista ao nosso vídeo sobre o tema:

CAO e CFO

O Chief Accounting Officer ou CAO, é o profissional responsável por observar a conformidade regulatória de uma empresa. Aliado ao CFO, o Chief Financial Officer, o profissional atua no desenvolvimento de estratégias financeiras que visam o bem-estar e crescimento de um negócio.

O Chief Accounting Officer possui determinadas responsabilidades, como:

  • Parceria com o CFO em relação às ações contábeis e fiscais;
  • Revisão da documentação e contratos com o objetivo de desenvolver e aprimorar os processos da empresa;
  • Produzir relatórios financeiros trimestrais, garantindo qualidade e organização;
  • Supervisionar as ações para garantir precisão, pontualidade e conformidade com os padrões profissionais de contabilidade;
  • Atuar como referência da auditoria externa;
  • Colaborar e contribuir com a Equipe de Liderança Sênior para melhorar o desempenho da empresa;
  • Supervisionar os encargos tributários;
  • Trabalhar com a alta administração para garantir a conformidade interna.

Enquanto o CAO, é responsável por ações do dia a dia da área financeira de um negócio, como registros da empresa; supervisão das contas; declarações de despesas; e, políticas de controle de custos estejam sendo colocadas em prática. 

Já o CFO, o Chief Financial Officer, é o principal responsável pelo financeiro de todas as operações, como custos, orçamentos, tesouraria, estratégias e previsões econômicas da empresa.

O futuro chegou

A Contabilidade Executiva é mais que uma tendência é uma nova forma de pensar na área contábil, com mais estratégia, organização e excelência

A Zoing Contabilidade acredita nesse conceito, confira outros conteúdos do nosso site sobre o tema.