Como administrar uma empresa em tempos de crise

Agravada em 2016, a crise financeira permeou o cenário nacional de incertezas e ainda vivemos em um campo bastante instável e com poucas perspectivas a curto prazo. Considerada pela maioria dos especialistas como a pior fase da economia vivenciada pelo país dos últimos tempos, essa fase desafiadora impacta diretamente em como administrar uma empresa.

Apesar de o termo “crise” gerar um clima pessimista, é importante salientar que esta também é uma fase de oportunidades. Assim como a teoria evolutiva de Charles Darwin, a crise é uma forma de “seleção natural”, onde só os empresários que melhor se adaptam às mudanças sobrevivem. E para que isso seja possível, o empreendedor precisa adotar algumas práticas de gestão.

Motivação

Assumir uma postura de derrota e pensamentos positivos não ajuda em nada. Neste momento, o que uma organização espera, principalmente de seu líder, é uma postura firme e otimista. Se você procura como administrar uma empresa em tempos de crise, primeiramente você precisa, mais do que nunca, de uma equipe comprometida e que dê o máximo. E para que isso seja possível, o gestor deve transparecer confiança e saber motivar os seus colaboradores.

Inovação

Repensar as suas ações e tomar decisões estratégicas é fundamental neste período. Por meio de uma análise minuciosa da contabilidade da sua empresa, é possível ter uma noção macro da real situação da organização.

Um erro comum adotado pelos empresários é cortar gastos e demitir funcionários de forma impulsiva, tais ações precisam ser cuidadosamente analisadas. Confiar no serviço de um excelente contador é crucial para este aspecto.

Pesquisar o mercado e o consumidor

Este período de instabilidade provocou mudanças abruptas em praticamente todos os segmentos, assim como a forma dos consumidores se relacionarem. A lógica e a forma dos clientes enxergarem as marcas mudou. Um exemplo é o sucesso do app Uber, que impactou um modelo consolidado de negócios como o táxi. Então, neste momento, pesquise e avalie se a sua empresa não está presa nos velhos paradigmas ou se deve arriscar e modificar o modelo de negócio para agradar a nova realidade de mercado.

Autoconhecimento

Muitas pessoas lhe dirão como administrar uma empresa, esta é a hora de você procurar ajuda e confiar em profissionais de qualidade e acima de tudo, confiar em si mesmo. Pode parecer um clichê, porém, esse é um atributo que difere os líderes de sucesso daqueles que não obtêm êxito.

Gostaria de uma ajuda eficiente e assertiva por parte de uma contabilidade de confiança? Então conheça os serviços oferecidos pela Zoing Contabilidade que podem ajudar a sua empresa!